terça-feira, 8 de janeiro de 2013
¥10 Japones
Onde: Japão
Quando: (?)
Valor: ¥10
Materiais: Cobre, Zinco, Estanho
Tamanho: 23,5 mm
Peso: 4,5g
Canto:
Inscrições: O título estadual de valor, árvore perene, ano de cunhagem, e valor
Desenho: Phoenix hall de Byōdō-in
Como Consegui: Minha vizinha foi ao Japão e morou durante anos por lá. Sua irmã mais nova (idade compatível com a minha) era muito minha amiga, e assim que sua irmã voltou fez o favor de me dar três moedas japonesas, infelizmente perdi uma, e hoje só tenho duas.
História: O templo de Byōdō-in é um templo budista e está localizado na cidade de Uji, na província de Quioto. Originalmente a construção erguida em 998 não era um templo, e sim uma vila rural, anos depois foi tomada pelo clã Fujiwara, e em 1052 transformado em templo budista. O Phoenix Hall é sem duvida alguma a parte mais famosa do templo, erguida em 1053, é a única parte original do templo que sofreu um incêndio na guerra civil de 1336. O Japão comemora sua longevidade e valor cultural colando a imagem do templo nas moedas de 10 iens e na nota de 10,000 iens. Em 1997 o templo foi considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO.
(obs.: por falta de conhecimento do idioma da moeda não pude reunir informações importantes, como por exemplo o ano de cunhagem, ou a precisão das inscrições na moeda, peço desculpa aos leitores.)
Fonte de Pesquisa:
Japanese Yen
Byōdō-in
Quioto
sábado, 5 de janeiro de 2013
Rand Sul-Africano
Onde: Africa do Sul
Quando: 2007
Valor: 1
Materiais: Núcleo de cobre, revestido com níquel
Tamanho: 2 cm
Peso: 4g
Canto: Estriado e Liso
Inscrições: Afurika Tshipembe Ningizimu Afrika
Desenho: Cabra-de-Leque e brasão das armas sulafricano
Como Consegui: Mais uma das moedas cedidas por minha amiga Carol, como eu já havia contado, a mãe dela trabalha para uma jornalista, e conseguiu diversas moedas e essa estava inclusa no grupo.
História: A Cabra-de-Leque é uma animal típico das savanas africanas. Seu nome original é Springbok, do africäner, significando: Spring = Salto + Bok = Cabra, ou seja Cabra Saltitante. O brasão das armas é constituido por Secretário, uma ave típica do Sahara e da Africa do Sul, suas asas são extendidas. Por cima da ave há um sol nascente, e abaixo há um Protea, uma flor indigena africana que representa a estética harmonica de todas as culturas e o crescimento da nação como uma flor.
As espigas de trigo representam a fertilidade da terra, e os chifres dos elefantes africanos representam a constancia, sabedoria e força. No meio há um escudo que respresenta a proteção da nação, e por cima há uma lança e um knobkierie (instrumento utilizado para caçar e para bater na cabeça de inimigos, muito útil e o mesmo não desfere golpes mortais) que mostra que ao invés da guerra o país busca a paz. Por fim há dois Khoisan, primeiro povo a viver no continente, as imagens foram inspiradas em artes rupestres encontradas em Linton Stone. As inscrições na parte inferior do escudo de armas são: "!ke e:/xarra//ke", são do idioma Khoisan e querem dizer, "povos diferentes unidos".
2007 foi, com certeza um ano muito importante para os sulafricanos, pois nesse ano o time de Rugby (esporte mais tradicional no país) ganhou sua segunda copa do mundo (1995, 2007).
Fonte de Pesquisa:
Wikipédia Africa do Sul
Copa do Mundo de Rugby
Cabra-de-Leque
South Africa Info
Secretário
Protea
Knobkierie
Assinar:
Postagens (Atom)