segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cêntimos Peruano


Onde: Peru

Quando: 1996

Valor: $: 0,10 (cêntimos)

Materiais: Latão
Tamanho: 20,5 mm

Peso: 3,5 g

Canto: Liso

Inscrições: Banco Central de Reserva del Peru (Banco Central da Reserva do Peru). No anverso tem também gravado o Brasão do Peru.

Desenho: A moeda apresenta diversos grafismos descobertos na cidade pré-Colombiana de "Chan Chan", um sitio arqueológico localizado em "Trujilo", norte do Peru.

Como Consegui: Uma das tantas moedas em minha coleção que eu não faço a mínima de onde surgiu. Não sei se alguém me deu, ou se eu encontrei em algum lugar, enfim talvez por esse fato é uma das que mais me encanta, os grafismos dos povos pré-Colombianos simplesmente transformam a moeda em algo único e belo. Na lista das prediletas.

História: A década de 80 foi marcada por uma inflação crescente e o aumento do tráfico de drogas, e violência. Cerca de 70.000 pessoas morreram durante o conflito entre forças do Estado e os guerrilheiros maoístas do Sendero Luminoso ( Caminho Luminoso para o espanhol, é uma organização terrorista inspirada no maoísmo fundada em 1960 pelos corpos discentes e doscentes da universidade do Peru, é considerado o segundo maior grupo de ação da América do Sul). Na década de 90 o país foi governado por Alberto Fujimori, que apesar de fazer o país se recuperar um pouco foi acusado de autoritarismo, corrupção e violações dos direitos humanos, assim sua renuncia foi forçada após a polêmica eleição de 2000.

Fonte de Pesquisa:
Lima Easy
Wikipédia Pery
Wikipédia Sandero Luminoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado!