segunda-feira, 9 de julho de 2012

Peso Uruguaio

 Fiquei em duvida sobre qual moeda começar, então decidi começar com a primeira moeda de fora do Brasil que eu vi em minha vida.

Onde: La Republica Oriental del Uruguay
Quando: 1989
Valor: N$ 200 (Novos Pesos Doscientos)
Materiais: 70% Cobre, 20% Níquel, 10% Cinc
Tamanho: 27mm
Peso: 10 g
Canto: Dividido em oito parte, onde se revesam em liso e estriado
Inscrições: Republica Oriental Del Uruguay - Libertad
Desenho: Esfinge da Liberdade (Detalhe do Obelisco aos Constituintes de 1830)
Como Consegui: Na verdade essa foi umas das moedas que veio com a coleção de meu irmão, quando eu o perguntei onde havia conseguido tal moeda, ele me contou que certa vez foi a casa de uma amiga fazer um trabalho de escola e em um vaso no quintal da menina havia uma moeda toda suja de barro, ele pegou e percebeu que poderia servir para a coleção, e assim ela chegou até a minha casa.
História: Essa moeda foi desenhada por "Miguel Angel Bía" e tem em seu reverso a imagem da "Esfinge da Liberdade" que faz parte de um dos quatro cantos do "Obelisco aos Constituintes" erguido em Montevideo, obra feita pelo artista "José Luiz Zorrilla de San Martín Blanco", que apesar de ser filho de Uruguaios nasceu na Espanha em 1891, mas passou boa parte da vida no Uruguay.
 A ditadura militar no Uruguay durou até 1984. 1985 foi o ano do retorno a democracia, um periodo muito difícil para a nação, a instabilidade política e a economia tentando se re-estabelecer fez que surgisse um grande movimento de emigração dos jovens uruguaios. A moeda nasceu um ano antes do inicio da década de 90 que foi quando o governo criou uma legislação a favor da implantação de instituições financeiras, transformando o país em destaque no setor bancário.

Fonte de Pesquisa:
Monedas de La Republica Oriental del Uruguay
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado!