segunda-feira, 9 de julho de 2012

Réis Brasileiros

Para o segundo post decidi escolher minha moeda mais velha (atualmente).


Onde: Império do Brazil
Quando: 1878
Valor: 100 Réis
Materiais: Níquel
Tamanho: 27mm
Peso: 10g
Canto: Liso
Inscrições: Decreto N- 1817 de 3 de Setembro de 1870
Desenho: Brasão do Império
Como Consegui: O primeiro amigo que eu conheci na rua tinha um porão gigante em casa, um dia andando por esse porão, encontramos diversas bugigangas que garotos adoram e também uma vasilha cheia de moedas antigas do Brasil, ele me deu sem problemas, e assim essa moeda se tornou parte da minha coleção.
História: O escudo do Império do Brazil foi criado pelo pintor frances Jean Baptiste Debret a pedido do D. Pedro de Alcântara, e em 1822 começou a ser usado pela coroa portuguesa. Inicialmente havia uma coroa real, mas após a independência foi adotada uma coroa imperial. No escudo é possível ver a Cruz da Ordem de Cristo, acima da mesma um arco com 20 estrelas simbolizando as 20 províncias. Um escudo em formato Ingles, e dois ramos, um de café com frutos e um de fumo com flores, amarrados por um laço com as cores da nação. As cores da nação foram baseadas nas cores das familias, verde para a casa dos Alcântara, a qual pertencia D.Pedro de Alcântara, e amarelo para a casa de Hubsburgo, a qual pertencia D. Leopoldina.
 Nesse período, o Império tinha uma grande popularidade entre os súditos, pois sagrara-se vitorioso de tres guerras internacionais (Guerra do Prata, Guerra do Paraguai e Guerra da Triplice Aliança) e começava o process de abolição da escravidão. Era um periodo bom para o Império, até o golpe militar de 1889.

Fonte de Pesquisa:
Moedas do Brasil
Wikipédia - Brasões
Wikipédia - Brasil

3 comentários:

  1. tenho uma moeda de cem reis de 1870 pra vender

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma bom estado. Se interessar meu nome fernando tel 15 996071560 podemos negociar.

    ResponderExcluir

Muito Obrigado!